Os 7 Pilares da Comunidade Cariocas Startups

Os 7 Pilares da Comunidade Cariocas Startups

A Cariocas Startups é uma rede de desenvolvimento, network e apoio aos empreendedores e fundadores de startups da cidade do Rio de Janeiro.  Existimos para construir um ambiente ideal para que empreendedores e suas startups possam transformar a realidade de nosso país.

Os 7 Pilares da Comunidade Cariocas Startups

AMBIENTE: Com a criação de leis e incentivos fiscais que beneficiam o empreendedor (como a Lei do Bem), programas de parcerias público-privado, programas de investimentos (um bom exemplo é o Programa Centelha), programas de aceleração e capacitação (como o InovAtiva Brasil) e com a disponibilização de estruturas físicas (como incubadoras).

MERCADO: Onde estão os primeiros clientes, é de onde as startups tiram ideias para aperfeiçoar ou abandonar uma tecnologia. Em um primeiro momento, pode ser um mercado local, até que a startup ganhe tração e consiga expandir de maneira regional, nacional ou até internacional.

CAPITAL: Interação com investidores-anjo, venture capitals, fundos de investimento, crédito com baixos juros, fundações de amparo com editais de incentivos econômicos

CULTURA: Criação e manutenção de eventos que abordem empreendedorismo e startups. Além das oportunidades de networking, é possível entender as necessidades da comunidade e ativar mídias que tragam visibilidade aos empreendedores e seus negócios. Também permite trazer casos de sucesso e a criar referências saudáveis para que os membros possam aprender e trocar experiências;

SUPORTE: Auxílio em áreas como marketing, jurídico, contábil e, até mesmo, estrutural, com o objetivo de ajudar o empreendimento a prosperar. Comum em casos de startups que estão em fases iniciais e contam com uma equipe de até três pessoas técnicas em uma área específica;

TALENTO: De onde vem ou como se capacitam os integrantes de uma startup. Universidades, institutos federais, centros profissionalizantes ou, até mesmo, a internet. É importante ressaltar que muitas funções dentro de uma startup são tão novas que ainda não são ensinadas em faculdades ou universidades.

DIVERSIDADE: A comunidades e ecossistemas são formados por um conjunto de atores e fatores em um ambiente físico ou virtual que interagem de uma forma que influencia empreendedores e produz (e acelera) o empreendedorismo. A diversidade pode ser entendida como diversidade de opiniões, experiências, vivências, especialidade, educação e habilidades. Ao olhar para este prisma, as comunidades precisam de pessoas que pensam diferente e veem o mundo por lentes únicas, que foram moldadas pela sua experiência de vida.

Nossa comunidade é feita por voluntários com o objetivo de fazer a jornada do empreendedor menos solitária e dolorosa, inspirando, capacitando e conectando o ecossistema, e assim, gerando negócios e transformação.

Participe do mapeamento das Startups do RJ e nos ajude a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia na cidade.

Clique no link para responder ao nosso formulário.  https://bit.ly/MapeamentoCariocas

Participe!